Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

ACOMPANHE A SÉRIE

Sistema de Login e Senha no Access/VBA - Parte 1/5
Sistema de Login e Senha no Access/VBA - Parte 2/5
Sistema de Login e Senha no Access/VBA - Parte 3/5
Sistema de Login e Senha no Access/VBA - Parte 4/5
Sistema de Login e Senha no Access/VBA - Parte 5/5

EXEMPLO DO ARTIGO

Faça o download do exemplo do artigo para estudo: LoginSeguro.zip
O exemplo está completo, então, não se assuste caso você encontre códigos diferentes do que está sendo ensinado nesta parte do artigo.
Para compreendê-lo completamente estude primeiro todas as 5 partes do artigo.

DICA IMPORTANTE PARA ELEVAR SEU CONHECIMENTO

Assista as vídeo-aulas do Curso de Access 2010 (OfficeGuru) e também as do Curso de Programação em Access/VBA.
Para os leigos o Curso de Programação em Access/VBA é obrigatório.

INTRODUÇÃO
 

A segurança e a privacidade em sistemas informatizados são requisitos fundamentais em todas as áreas onde são aplicados. Com isso a verificação de identidade de usuários e o controle de permissões de acesso tira o sono de muitos desenvolvedores, principalmente os iniciantes.

Esta é a primeira parte de uma série de 5 artigos sobre a implantação de um sistema básico de Login e Senha utilizando Access e VBA. Nesta etapa serão criadas as principais telas e as funcionalidades básicas do sistema.

Como a segurança deve estar presente em 99,99% dos sistemas multi-usuário criados no mundo todo, estudaremos técnicas para implementar a verificação de identidade de usuários de maneira detalhada, obedecendo pelo menos aos princípios mínimos de organização e segurança.

A idéia básica se constitui no fato de que o usuário, para acessar um sistema, deve informar um código que seja apenas de seu conhecimento e de mais ninguém, nem mesmo do administrador. Sistemas seguros trabalham desta forma. Mesmo que alguém tenha acesso indevido ao banco de dados onde as senhas estão armazenadas, não conseguirá determinar, com facilidade, qual é a senha do usuário. Pelo menos não em tempo hábil, pois, lembrem-se, quando se trata de informática nada é impossível.

Assim sendo, o que pretendemos é dificultar ao máximo o acesso não autorizado ao sistema que administramos ou desenvolvemos.

Então chega de papo e mãos à obra. O tutorial será criado no Access 2007, porém, as instruções servem para praticamente todas as versões do Access.

O FORMULÁRIO PRINCIPAL

Quase todo sistema possui, lógico, uma tela ou um menu principal, o qual gerencia o acesso aos demais itens do sistema. Este acesso deve ser garantido apenas aos usuários que estejam autorizados a ver, editar, incluir ou excluir informações, cada um com suas adequadas restrições.

O usuário, inicialmente, deseja obter acesso a esta tela ou menu. Para o nosso exemplo vamos criar um formulário bem simples, que servirá como nossa tela principal, aquela que fornece acesso aos demais recursos.

Veja o modelo abaixo:
 Formulário Principal

Não vou me preocupar em ensinar como chegar a esta estrutura de layout. Acredito que o leitor já saiba criar um formulário padrão e ajustar suas propriedades para deixar o visual mais agradável.

Neste passo apenas estes itens são obrigatórios:

  • O nome do formulário será FPrincipal.
  • O nome do botão de logout será btnLogout.
  • O nome do botão de cadastro de usuários será btnCadastroUsuario.

O nome dos outros botões não é importante, pois eles servem apenas para ilustração.

A caixa de texto que apresentará o usuário atual logado deverá ser bloqueada e conter, na propriedade fonte do controle, a seguinte função:

=getUsuarioAtual()

A caixa de texto que apresentará o grupo do usuário atual deverá ser bloqueada e conter, na propriedade fonte do controle, a seguinte função:

=getGrupoUsuarioAtual()

Não se preocupe com estas funções por enquanto. Na segunda parte do artigo falaremos sobre elas.

Obs: quem não conhece e não utiliza algum padrão para nomear objetos de sistemas leia o artigo sobre padronização e organização.

Nos eventos Ao Abrir e Ao Ativar do formulário inclua este código para maximizar a tela, já que o formulário principal deve ser exibido sempre maximizado:

Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
  DoCmd.Maximize
End Sub
Private Sub Form_Activate()
  DoCmd.Maximize
End Sub


Seja social. Compartilhe!