Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

APRESENTAÇÃO

Iniciamos aqui nossa primeira etapa do mini-curso On-Line de PHP. Esperamos que todos gostem e venham obter o máximo de conhecimento possível através deste material.

Em caso de dúvidas, envie as mesmas para o sistema de Perguntas e Respostas do Mabesi.com.

DOS DIREITOS AUTORAIS

Este material é o resultado de diversas fontes de pesquisa na internet e conhecimentos próprios, porém durante a pesquisa e montagem não me lembrei de colocar as fontes de pesquisa e autores de determinadas partes da apostila, portanto, caso alguém veja conteúdo próprio neste material e não teve seu nome citado favor informar em meu e-mail citado acima qual o conteúdo de sua autoria pois estarei providenciando os méritos neste material.

Esta apostila é de uso didático sem fins lucrativos, fazendo parte do projeto de inclusão digital da 4P Soluções. A mesma pode ser distribuída gratuitamente desde que sejam mantidos sua integridade de conteúdo.

Montagem e adaptação: Eudson Fonseca

Colaboração: Josué Camelo dos Santos


PROGRAMAÇÃO EM PHP

Introdução à Programação em PHP

PHP é uma das linguagens do lado do servidor (os scripts em PHP sã executados diretamente no servidor hospedeiro, diferentemente do JavaScript que roda direto no browser do cliente) mais utilizadas da Web. Nascida em 1994 trata-se de uma linguagem de criação relativamente crescente que teve uma grande aceitação pela comunidade de Webmasters, sobretudo pela potência e simplicidade que a caracterizam.

PHP permite-nos embeber os seus pequenos fragmentos de código dentro da página HTML e realizar determinadas tarefas de uma forma fácil e eficaz sem ter de implementar programas programados na íntegra numa linguagem diferente de HTML. Por outro lado, é aqui que reside o seu maior interesse relativamente às outras linguagens pensadas para os CGI, o PHP oferece inúmeras funções para a exploração de bases de dados de um modo fácil, sem complicações.

Poderíamos efetuar a comparação de dizer que PHP e ASP são linguagens parecidas em quanto à potência e dificuldade se bem que a síntese pode diferir sensivelmente. Algumas diferenças principais podem, mesmo assim, mencionar-se:

  • PHP, ainda que multiplataforma, foi desenhado inicialmente para sistemas UNIX e é neste sistema operativo que se pode aproveitar melhor as suas prestações. ASP, sendo uma tecnologia Microsoft, está orientado para sistemas Windows.
  • O ASP realiza numerosas tarefas servindo-se de componentes (objetos) que devem ser comprados (ou programados) pelo servidor a determinadas empresas especializadas. PHP têm uma filosofia totalmente diferente e, com um espírito mais generoso, é construído progressivamente por colaboradores desinteressados que implementam novas funções em novas versões da linguagem.

Este manual está destinado a todos os que quiserem começar do zero na aprendizagem desta linguagem e que estejam à procura da sua utilização direta no seu projeto de Site ou no seu Site HTML. Os capítulos são extremamente simples, sem ser simplistas, procurando ser acessíveis à maioria. Eles podem ser complementados posteriormente com outros artigos de maior nível, destinados à gente mais experiente.

A forma como relatamos este manual faz com que este seja acessível a qualquer pessoa não familiarizada com a programação. Mesmo assim, é possível que em determinadas alturas alguém que nunca tenha programado se veja um pouco desorientado. O nosso conselho é de não querer perceber tudo antes de passar ao capítulo seguinte, mas sim de tentar assimilar alguns conceitos e voltar a trás quando surgir uma dúvida ou nos tenhamos esquecido de algum detalhe. Nunca faz mal ler várias vezes o mesmo até que fique bem gravado e assimilado.

Esperamos que este manual seja do vosso agrado e que se corresponda às nossas expectativas: O poder aproximar o PHP a todos os amantes do desenvolvimento de Web que querem dar o passo às Webs ¨profissionais¨.

Breve História do PHP

PHP é uma linguagem criada por uma grande comunidade de pessoas. O sistema foi desenvolvido originalmente no ano 1994 por Rasmus Lerdorf como um CGI escrito em C que permitia a interpretação de um número limitado de comandos. O sistema foi denominado Personal Home Page Tools e adquiriu um relativo êxito pelo que outras pessoas pediram a Rasmus que lhes permitisse utilizar os seus programas nas suas próprias paginas. Devido à aceitação do primeiro PHP e de maneira adicional, o seu criador desenhou um sistema para processar formulários ao qual deu o nome de FI (Form Interpreter) e o conjunto destas duas ferramentas, seria a primeira versão compacta da linguagem: PHP/FI.

A seguinte grande contribuição à linguagem foi realizada a meados de 97 quando se voltou a programar o analisador sintático. Acrescentaram-se novas funcionalidades como o suporte de novos protocolos de Internet e o suporte da grande maioria de bases de dados comerciais.

Todos estes melhoramentos constituíram a base do PHP versão 3. A versão atual de PHP é a versão 5, que utiliza o motor Zend, desenvolvido com maior meditação para cobrir as necessidades atuais e solucionar alguns inconvenientes da versão anterior. Alguns melhoramentos desta nova versão são a sua rapidez, pois agora primeiro compila-se e depois executa-se, quando antes se executava ao mesmo tempo que se interpretava o código. Outra qualidade é a sua independência do servidor Web, criando versões de PHP nativas para mais plataformas, e também um API mais elaborado e com mais funções.

Neste último ano, o número de servidores que utilizam PHP aumentou, conseguindo situar-se perto dos 5 milhões de Sites e 800.000 endereços IP, o que converteu PHP numa tecnologia popular.

Isto deve-se, entre outras razões, ao fato de PHP ser o complemento ideal para que o Linux-Apache seja compatível com a programação do lado do servidor de sítios Web. Devido à aceitação que conseguiu, e o grande esforço realizado por uma crescente comunidade de colaboradores para tentar conseguir uma implementação ótima, podemos assegurar que a linguagem irá converte-se num standard que compartilhará os êxitos augurados ao conjunto dos sistemas desenvolvidos em código aberto.

 

Seja social. Compartilhe!