Internet

Uma Análise do Protocolo DNS e suas Extensões

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

DNS

O estudo do protocolo DNS (Domain Name System) faz se necessário devido a sua grande importância para a estabilidade e confiança da internet que hoje conhecemos. O protocolo DNS nativo traz algumas vulnerabilidades intrínsecas em seu protocolo, tais como envenenamento de cache e impersonificação de servidores DNS.

Hoje, temos uma extensão segura do protocolo DNS, denominado DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), capaz de prover autenticidade nas requisições de DNS, garantindo assim a integridade dos pacotes DNS. Além desta extensão segura, existe outra denominada DNSCurve bem mais robusta porém consome mais recursos, devido todos os pacotes DNS utilizarem criptografia, desde sua origem até o destino.

Leia mais...

Dijkstra - Algoritmo de Cálculo de Caminho Mais Curto em Grafos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

Exemplo de nós em grafo (redes/djikstra).

O algoritmo de Dijkstra é utilizado para se calcular o caminho mais curto em um grafo. Para isso deve ser informada a matriz de custo da rede, o nó origem, a partir do qual as distâncias serão calculadas, e um valor que represente o infinito, ou seja, o custo da aresta entre dois nós que não tem ligação.

Para o cálculo de caminho mais curto em redes de computadores é utilizada uma versão ligeiramente modificada do algoritmo, na qual será mantido um conjunto com todos os nós da rede, exceto o nó origem. Conforme seja calculada a distância mínima para um nó, este será retirado do conjunto, e assim por diante.

Leia mais...

Seja social. Compartilhe!